Millenia
Bispo
O RPG Millenia, lançado pela extinta editora GSA em 1995, foi o primeiro RPG brasileiro nos gêneros de ficção científica militar e space opera. Criado por Paulo Vicente Alves e Ygor Morais Silva, ele se destacou por sua ambientação rica e sistema próprio.
Aqui está uma descrição detalhada:
Ambientação
- Ano: O jogo se passa no ano 2995, mil anos após a data de seu lançamento.
- Conflito Central: A humanidade, após séculos de dominação por uma raça alienígena chamada Fentom, está se recuperando e se integrando a uma galáxia vasta e complexa. Os Fentom escravizaram e obliteraram grande parte da identidade histórica e social humana.
- Governo: A República Romana foi revitalizada como modelo de governo para a humanidade, prometendo um futuro de esperança e glórias.
- Cenário Galáctico: O palco do jogo é o Braço de Órion, uma das expansões da Via Láctea, que abriga cinco nações interestelares: a República (lar da humanidade), a Vorgânia Oriônica (império dos Vorgan), a Esfera de Co-Prosperidade (cartel de mega-corporações), e o Ducado de Meltnya.
- Desafios: O universo de Millenia é rico em conflitos, pirataria, grandes corporações e diversas espécies alienígenas, criando um cenário propício para aventuras tecnológicas, sociais e bélicas.
Regras
- Sistema: Millenia utiliza um sistema próprio e é considerado simples e intuitivo, o que permite o bom andamento das partidas sem que os jogadores precisem recorrer constantemente às regras.
- Dados: As ações são resolvidas principalmente com dados de seis lados (d6), onde os jogadores geralmente rolam 3d6 contra atributos ou proficiências para determinar sucessos.
- Criação de Personagens: Envolve a distribuição de seis atributos (Força, Reflexo, Saúde, Intuição, Vontade e Presença), gerados aleatoriamente com rolagens de 3d6 para três atributos e 2d6+6 para os outros três, à escolha do jogador. Os personagens também escolhem proficiências (como combate, técnicas ou acadêmicas) que evoluem com pontos de experiência.
- Combate: O combate é rápido, com rodadas de 10 segundos e iniciativa baseada no reflexo. Permite diferentes ações como tiro, combate corpo a corpo e movimento. O dano varia de superficial a mortal, determinado por 2d6 e testes de saúde. O sistema de combate abrange desde lutas com facas até conflitos espaciais e cibernéticos.
- Tecnologia: A tecnologia é um elemento essencial, incluindo armas futuristas, computadores conscientes, veículos gravíticos e naves espaciais. Há também um sistema de hacking que simula batalhas virtuais.
Raças
- O jogador pode escolher entre até dez raças diferentes, além de humanos modificados por genética ou gravidade.
- Nove espécies alienígenas possuem poder político e estão dispersas pelo espaço habitado:
- Baikans: Cangurus humanoides de mundos desérticos, exploradores da galáxia e próximos da extinção.
- Guiratans: Cetáceos humanoides de mundos gelados, engenheiros navais.
- Hasjaris: Leões humanoides, guerreiros leais.
- Outras raças são mencionadas genericamente como "diversas espécies alienígenas" que criam um universo rico em conflitos.
Profissões
- Os jogadores podem assumir papéis variados, incluindo:
- Soldados
- Exploradores
- Mercadores
- Acadêmicos
- Criminosos